quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


MSEduc: Master Student Education


Wandembergh Nunes1, Juliana Urquisa1, Luiz Geraldo dos Santos1
1FASE – Faculdade Santa Emília
Av. José Augusto Moreira, 1572 - Olinda – PE – Brazil – CEP:53130-410
{bergh.nunes, julianaurquisa2012, lgsantos50} @gmail.com

Apresentação: Esse artigo foi descrito para um projeto de educação à distância, para a área de desenvolvimento por três estudantes de Sistemas de Informação da Faculdade Santa Emília (FASE) localizada no município de Olinda, estado de Pernambuco, Brasil.

Resumo. Este artigo descreve o projeto MSEduc de Educação Digital e suas potencialidades no atual cenário educacional brasileiro. A educação à distância representa um grande passo para a democratização do conhecimento, criando oportunidades de acesso ao ensino, antes inexistentes, e agora, de forma mais fácil e mais rápida. O MSEduc se insere neste contexto: uma plataforma WEB para educação à distância, que prioriza a educação e a qualificação profissional para os alunos das camadas sociais de baixo poder aquisitivo. Se propõe ainda, a ser uma ferramenta de auxilio aos profissionais de ensino para a elaboração de aulas e conteúdo programático em diversas disciplinas.

Palavras-chave: educação a distância.

INTRODUÇÃO

A Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos, podendo apresentar ou não, momentos presenciais. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9394/96 (LDB).[1][2] Esta modalidade de educação contrasta-se, portanto, com a modalidade de educação presencial, que é a modalidade mais comumente utilizada nos cursos regulares, onde professores e alunos encontram-se sempre em um mesmo local físico, denominado de sala de aula, e ao mesmo tempo.
A história da educação a distância pode ser rastreada até o início da nossa era cristã. Segundo Golvêa & Oliveira (2006)[2], alguns compêndios citam as epístolas do apóstolo Paulo às comunidades cristãs da Ásia Menor, registradas na Bíblia, como a origem histórica da Educação a Distância. Estas epístolas ensinavam como viver dentro das doutrinas cristãs em ambientes desfavoráveis e teriam sido enviadas por volta de meados do século I. Ao longo história outros marcos históricos podem ser encontrados e que contribuíram para consolidar a EAD no mundo.
A  Suécia  registrou sua primeira experiência em 1833, com um curso de Contabilidade. Na mesma época, fundou-se na Alemanha em 1856 o primeiro instituto de ensino de línguas por correspondência. [4] 
No Brasil, é provável que  as primeiras experiências em Educação a Distância tenham ficado sem registro, visto que os primeiros dados conhecidos são do século XX.
Maia & Mattar, (2007); Marconcin, (2010); Rodrigues, (2010); Santos, (2010)[2], citam o Jornal do Brasil, que em 1904 registra na primeira edição da seção de classificados, anúncio que oferece profissionalização por correspondência para datilógrafo
Contudo, somente nas últimas décadas, a EAD passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.[2]

Vantagens da EAD
A Educação a Distância constitui um recurso de incalculável importância para atender grandes contingentes de alunos, de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida. Isso é possibilitado pelas novas tecnologias nas áreas de informação e comunicação que estão abrindo novas possibilidades para os processos de ensino-aprendizagem a distância. Novas abordagens têm surgido em decorrência da utilização crescente de multimídias e ferramentas de interação a distância no processo de produção
de cursos, pois com o avanço das mídias digitais e da expansão da Internet, torna-se possível o acesso a um grande número de informações, permitindo a interação e a colaboração entre pessoas distantes geograficamente ou inseridas em contextos diferenciados.[3]
Somando-se a isso, a metodologia da Educação a Distância possui uma elevância social muito importante na democratização do ensino, pois permite o acesso ao sistema àqueles que vêm sendo excluídos do processo educacional superior público por morarem longe das universidades, por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula, ou devido dificuldades finaceiras, uma vez que a modalidade de Educação a Distância contribui para a formação de profissionais sem deslocá-los de seus municípios e a um custo menor.[2]
A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobretudo às lutas das classes trabalhadoras por acesso à educação, ao saber socialmente produzido, concomitantemente com a evolução dos conhecimentos científicos e tecnológicos está exigindo mudanças em nível da função e da estrutura da escola e da universidade [PRETI, 1996]. Nesse contexto, a Educação a Distância torna--se um instrumento fundamental de promoção de oportunidades, visto que muitos indivíduos, apropriando-se deste tipo de ensino, podem concluir um curso superior de qualidade e abraçar novas oportunidades profissionais. [2][5]
Podemos citar ainda:
  • Autonomia na aprendizagem, pois requer mais comprometimento do aluno, o que permite que haja um maior desenvolvimento;
  • A qualidade do material de ensino é de alta qualidade;
  • Incentiva a educação permanente;
  • Comunicação bidirecional e massiva. As salas de aula online também facilitam o aprendizado em equipe, fornecendo salas de bate-papo e grupos de discussão para a realização de reuniões e trabalhos conjuntos.
  • Permite maior disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados;
  • Maior familiarização com as mais diversas tecnologias;
  • O material do curso está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os participantes têm a possibilidade de ler e reler aulas, debates, explicações e comentários. Muitas vezes, o material falado numa sala de aula tradicional não é assimilado pelos alunos devido a uma série de distrações, aulas perdidas, velocidade na qual o assunto é ministrado, cansaço ou tédio;
  • O material de ensino é mais facilmente atualizável; e
  • Os instrutores online têm o conhecimento prático e podem estar em qualquer lugar do mundo. Isto permite que os estudantes sejam expostos a um conhecimento que não aprenderiam em livros e vejam como os conceitos de aula são aplicados em situações reais de negócio.
Desvantagens do EAD

  • Resistência por parte do ser humano à mudança e à aceitação do novo paradigma;
  • Se não houver equipamento ou se o uso deste for inadequado, pode ocorrer falhas no processo de ensino-aprendizagem
  • O conteúdo é trabalhado por vários profissionais até chegar ao cliente final o "aluno", o que implica em maior risco de não-eficácia e a relação professor x aluno é bastante diferente da relação em aulas presenciais.


 OS OBJETIVOS DA FERRAMENTA MSEduc

O que é o MSEduc de Educação Digital
É um projeto educacional que visa à qualificação e profissionalização de pessoas de baixo poder aquisitivo e alunos da rede pública e municipal de ensino, possibilitando que  através do conhecimento e habilidades adquiridas, tenham melhores oportunidades para se inserir no mercado de trabalho.

O Porque do projeto MSEduc de Educação Digital
Vimos que há uma grande dificuldade na assimilação dos assuntos abordados em aula, principalmente no ensino público, a falta de fixação das disciplinas mais complexas como Matemática, Física  Química, e entre outras, passou a ser um grande obstáculo para todos que compõe esse nicho. Então o MSEduc veio para forma de facilitar isso, de forma mais interativa e dinâmica, fazendo com que o aluno ter mais interesse em estudar e aprender sempre mais, utilizando recursos tecnológicas bastante interativas para acessar todo o contéudo da plataforma.
O projeto além de oferecer a plataforma de conteúdos através da sua website, através de ambiente dinâmico e atrativo, aqueles que não tem acesso à Internet em sua residência, o projeto se encarrega de entregar todo o conteúdo através de fascículos e vídeo-aulas para serem passadas em aparelhos de DVD, isso facilitando para os alunos que não tem condições de acessar a Internet em sua casa.

ARQUITETURA E IMPLEMENTAÇÃO
O MSEduc foi desenvolvido utilizando uma arquitetura com base no padrão MVC, dividido em três camadas (persistência, negócio e interface), proporcionando uma melhor flexibilidade nos dados e nas informações que estão sendo visualizadas. A representação da arquitetura do MSEduc é apresentada na Figura 1.


A camada superior, que a camada de View/Interface, que nada mais é a camada responsável pela interface do site, onde estão justamente todos os elementos visuais. Onde a aplicação foi desenvolvida utilizando HTML5 e CSS3, dando uma melhor aparências nos menus, banner principal e toda a estrutura da página. O banner principal foi utilizada as bibliotecas Jquery (JavaScrtipt, AJAX e CSS), utilizando linhas de códigos sequenciais, para a passagem das imagens.[6]
A segunda camada, que é a camada de Negócio/Controller, tem a função de interceptar as requisições HTTP realizadas através do browser, executar regras de negócio e encaminhar para outra tela do sistema. Essa interceptação acontece através da linguagem PHP a interação com a camada de persistência, que iremos relatar logo adiante. Na tela de login e senha, iremos realizar uma validação através da linguagem JavaScript utilizando as bibliotecas de implementação chamada Spry, ele intercepta logar na página, caso o login e a senha não serem digitados, para validação de login e senha foi utilizando o JavaScript e o PHP para acessar o painel administrativo, caso o login e senha for realmente correto, então será logado para a outra tela.
Mais abaixo, temos a camada de persistência ou Model, cuja a finalidade é gravar, ou recuperar informações no ambiente (Bando de Dados, Arquivos, etc). Nessa camada estão os arquivos de dados de acesso do objeto (DAO), que são arquivos que são responsáveis de interagir com a linguagem SQL, junto com o ODBC (Open Data Base Conectivity) que é um padrão de acesso do banco, utilizando o framework ZendPHP para a realização de atividades de persistência.[6]
Por fim temos o banco de dados MySQL 5.5 que foi o ambiente escolhido para realizar a persistência dos dados da aplicação. O MySQL é gratuito e grande escalabilidade.
A arquitetura de Hardware é totalmente baseada em computação das nuvens através do serviço de hospedagem, em virtude do baixo custo, com alto desempenho, tendo acesso em qualquer lugar através do browser, tolerância à falhas e facilidade de gerenciamento do próprio conteúdo, tendo em vista a facilidade desse gerenciamento, de início, foi escolhido os serviços de hospedagem e de servidores virtuais da WebInterativa, que permite a infraestrutura de hardware sobre demanda, através de servidores virtuais, servidores de backup, gerenciador de conteúdo bastante intuitivo.
O critério para a utilização dessa escolha da infraestrutura de hardware, foi definido de acordo com os requisitos funcionais e não funcionais do software, onde analisando com mais detalhamento os seguintes critérios:
  • Alta disponibilidade (99,9%)  - Por ser um sistema hospedado na Web, todos podemos ter acesso ao mesmo e acessar as opções da website ou do próprio sistema.
  • Alta escabilidade – Como não é possível mensurar a quantidade de acessos que o sistema poderá ter, é muito importante que haja uma capacidade de crescer mais de acordo com a demanda.
  • Desempenho – Utilizando tecnologias bem interativas e leves, o sistema terá um tempo de resposta entre 0 e 3,2 segundos, independendo o usuário migrar para outros site ou plataforma.
  • Facilidade de Gerenciamento da Infraestrutura de Hardware – Caso haja alguma problema nas funcionalidade do site ou da plataforma, será ferramentas para que facilitem o gerenciamento da infraestrutura, minimizando o problema o mais rápido possível.
  • Facilidade de Gerenciamento de Conteúdo – Para melhor atualização das informações e arquivos contidos na plataforma, o gerenciador de conteúdo, conta com ferramentas bastante interativas com o intuito de minimizar o problema o mais rápido possível.
  • Tolerância a falhas – Caso ocorrer um erro, o sistema é capaz de se recuperar daquele erro, de forma que fique inacessível para os usuários, através da facilidade do gerenciador de conteúdo.
O sistema irá comportar numa arquitetura Client-Servidor, onde poderá acessar de qualquer tipo de dispositivo (Desktop, Mobile, etc) através de um navegador web, onde toda a conexão com qualquer tipo de cliente é totalmente criptografada, isso minimizando o risco que informações confidenciais possam ser visualizadas na plataforma, ou por aqueles que queria realizar qualquer tipo de ataque ou roubo das mesmas, garantindo a privacidade, confidencialidade dos dados de cada usuário cadastrado no sistema.
Quando o usuário acessar através do browser, o protocolo utilizado será obrigatoriamente o HTTP, no entanto, quando o mesmo, acessar a plataforma utilizando o login e sua senha, automaticamente as informações serão validadas, e os dados digitados irão passar por um tunelamento de segurança criptografado através do protocolo HTTPS, utilizando também a criptografia SSH (Secure Shell).
Na figura 2 será mostrado toda a arquitetura do servidor de hospedagem, e na figura 3, será mostra a arquitetura Client-Servidor acessando a website e a plataforma, utilizando os protocolos HTTP, HTTPS e SSH.

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES

Ao acessar o endereço onde o MSEduc Educação Digital está hospedado, o usuário visualiza a tela inicial como mostrada nas figuras 4 e 5. 

1. Barra de menus: apresenta links de acesso rápido ao portal.
2. Banner Institucional: No topo do portal, é exibido o vídeo institucional, apresentando o MSEduc Educação Digital a seus usuários.
3. Acesso ao Portal: provê o acesso à plataforma, através da tela de login e senha.x
4. Menu Principal: apresenta todas as informações do site (dicas, informações sobre professores, artigos, tutoriais, etc.)
5. Últimas Notícias: apresenta notícias de interesse sobre de educação, como notícias sobre vestibulares, cursos, profissões, etc.
6. Redes Sociais: tem o intuito de fornecer informações e tirar dúvidas sobre o MSEduc, disciplinas, conteúdos e como utilizar a plataforma.
7. Parceiros: Mostra os principais parceiros, participantes na elaboração do conteúdo das aulas.
8. Publicidade: área onde são apresentados conteúdo publicitário.


 Referências

[1]   Educação à Distância no Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acessado em: 17/11/2012.

[2]  Artigo: Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Lucineia Alves. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf. Acessado em 17/11/2012.

[3] EAD - Educação a Distância. Universidade Aberta do Brasil. Disponível em: http://www.catalao.go.gov.br/educacao/UAB.html. Acessado em 17/11/2012.

[4] Educação a Distância. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Educação_a_distância. Acessado em: 17/11/2012.

[5] EAD: Vantagens do Ensino a Distância. Disponível em:http://www.mundovestibular.com.br/articles/14617/1/EAD-Vantagens-do-Ensino-a-Distancia/Pagina1.html. Acessado em 17/11/2012.

[6] MVC em PHP na prática. Disponível emhttp://pro.imasters.com.br/online/cursos/mvc-em-php-na-pratica-construindo-um-sistema-de-pedidos. Acessado em 20/11/2012.

[7] Definição de PHP e suas propriedades. Disponível em http://www.criarweb.com/artigos/202.php. Acessado em 21/11/2012[8] Definição de PHP e suas propriedades. Disponível em http://www.criarweb.com/artigos/202.php. 


CONCLUSÃO

Neste artigo apresentamos o MSEduc, que é uma website educacional, desenvolvida através de tecnologias web e infraestrutura das nuvens computacionais, sendo a principal finalidade a massificação de assuntos abordados em sala de aula para alunos em diversos tipos de níveis, apresentando um serviço bastante eficaz e de fácil manuseio, tendo sido disponibilizada como serviço à comunidade, sendo prática, sem limitações de uso ou limitações tecnológicas, tendo uma utilização de tecnologia elástica e global.

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